• Gm Digital

Como saber se o sinal da sua internet está sendo roubado?

Por Eric Cancellgliere em domingo, 16 setembro 2012

É cada vez mais comum o uso de roteadores nas residências. Até porque não queremos deixar nossos computadores presos por fios que muitas vezes quebram ou ficam enroscando em tudo o que é canto. Mas ao utilizar um roteador podemos correr o risco de que algum vizinho espertinho se utilize do sinal da nossa internet. Para evitar esse tipo de problema, preparamos algumas dicas para que você saiba identificar se o sinal da sua rede wi-fi está sendo “pego emprestado sem pedir” e conseguir bloquear acessos indesejados.

Sinal da wireless Como saber se o sinal da sua internet está sendo roubado?

Meu sinal de internet está sendo roubado?

Primeiramente é necessário que você desconfie que estejam utilizando seu sinal de internet indevidamente especialmente nos seguintes casos:

  • As luzes do seu modem (especialmente a luz indicativa da LAN) ficam piscando sem parar mesmo quando todos os computadores que utilizam sua rede estão desligados;
  • Você contratou uma boa velocidade (banda) de internet, apenas você utiliza a rede, mas o acesso a qualquer página é muito lento e demorado e antes não era assim.

Caso você esteja vivenciando uma das situações acima, então é melhor realizar os passos que vamos descrever abaixo:

Abra o navegador de internet (Chrome, Firefox, Internet Explorer) e digite na barra de endereços o IP de acesso ao seu roteador (consulte o manual do roteador para saber o IP que dá acesso a ele. Geralmente são 192.168.0.1 ou 192.168.1.1).

Acesso roteador Como saber se o sinal da sua internet está sendo roubado?

Acesso ao roteador

Ao clicar “Enter” aparecerá uma janela para que seja realizado o login que dará acesso ao roteador. Os usuários e senhas são padrão: ou o login é “admin” e a senha também é “admin”, ou o login é “root” e a senha também é “root” e às vezes a senha pode ser “12345”. Clique em “Fazer login” e você verá a tela de configurações do roteador.

Roteador Como saber se o sinal da sua internet está sendo roubado?

Página de configuração do roteador

Lembre-se que esta tela pode variar de acordo com o modelo do seu roteador (para este tutorial foi utilizado o roteador TP-Link TL-WR841N). Procure nas opções disponíveis algo como “DHCP Clients List”, “Tabela de clientes de DHCP”, “Lista de clientes”, etc.

Lista de clientes Como saber se o sinal da sua internet está sendo roubado?

Lista de clientes da rede

Aqui você pode visualizar todos os clientes da sua rede, ou seja, todos os computadores e dispositivos sem fio conectados ao seu roteador. Sendo assim, e imaginando que você saiba o nome dos dispositivos conectados a sua rede, fica fácil saber quem é o “intruso”.

Estou tendo o sinal da minha rede roubado! O que faço?

Existem alguns meios de se livrar do invasor. Um dos mais eficientes é proteger sua rede com uma senha. Nada de datas de aniversário, ou o dia que você conheceu sua namorada/esposa e muito menos o nome do seu super-herói favorito. Procure criar uma senha forte que seja de fácil memorização. Alguns roteadores (como o que está sendo utilizado de exemplo aqui) fornecem sugestões de senhas através de um assistente de instalação e criam um arquivo de texto com todas as informações de configuração que foram realizadas.

Mesmo assim, se seu vizinho entender um pouco mais dessa área, ele utilizará algum software para descobrir sua senha e acessar sua rede. Para novamente driblar o nosso adversário, podemos bloquear diretamente o acesso da placa de rede de seu equipamento ao nosso roteador. Como? Através de uma identificação única existente em cada placa de rede (como um CPF ou CNPJ) chamada MAC address. Se você impedir o acesso de um computador pelo endereço MAC, mesmo que seu vizinho conheça a sua senha, ele não conseguirá acessar sua rede, pois você terá bloqueado o acesso da placa de rede da máquina dele ao seu roteador.

O endereço MAC é uma identificação que possui 12 caracteres separados em 6 cadeias de 2 caracteres (Ex.: 00-A0-B1-C2-D3-FF). Pegue o endereço de MAC do invasor e o nome de cliente e vá até as configurações de Wireless ou procure por um item chamado “Wireless MAC Filtering”, “Filtrar MAC”, etc.

Filtrar MAC Como saber se o sinal da sua internet está sendo roubado?

Filtrar MAC

Basta que você adicione um novo endereço MAC (“Add New” neste caso) e selecione entre negar o acesso a rede das estações especificadas na lista ou permitir o acesso a rede das estações especificadas na lista e habilitar o filtro. A desvantagem desse tipo de configuração é que toda vez que alguém precisar usar a sua rede, necessitará que o MAC do computador seja cadastrado e o filtro não seja habilitado para ele (no caso de a opção escolhida ser a de negar o acesso a rede).

Agora que você sabe como se proteger, faça as devidas configurações no seu computador e divulgue a notícia para seus amigos e parentes. Sem falar que dá até pra ganhar um dinheirinho fazendo isso para os vizinhos.

 

Fique por dentro das notícias do mundo da tecnologia: Portal Capacitar no twitter

comentários