Atualize seu PC para o novo Windows 10

Microsoft-Windows-10

A Microsoft lançou seu mais novo sistema operacional no dia 29 de Julho deste ano. O Windows 10 veio com a promessa de ser o melhor sistema operacional já lançado pela empresa, com diversos recursos e trazendo de volta o tão querido "menu iniciar" (que havia sido removido no Windows 8), que era um pedido dos usuários que já haviam se habituado com o Windows 7. Alguns meses antes do lançamento, foi dito que a atualização para este novo sistema operacional seria gratuita, bastando reservar a sua cópia através de um aplicativo chamado de "Obter o Windows 10", disponibilizado até mesmo para quem utilizava uma versão pirata do Windows 7 ou 8.

Bem, praticamente todo o mundo correu para fazer tal reserva. Mas se você é uma das pessoas que se esqueceu, não sabe reservar e instalar ou ainda possui dúvidas de que o Windows 10 atenderá suas expectativas, veja aqui todas as informações de que precisa.

Como reservar e instalar o Windows 10

windows-10-wallpaper

O novo sistema operacional está disponível para atualização gratuita até Julho de 2016. Após este período será necessário adquiri-lo através da loja da Microsoft.

É possível fazer a instalação do Windows 10 em praticamente qualquer dispositivo que já execute Windows (notebook, PC, table, smartphone). Primeiramente você precisa ter seu sistema operacional atual com todas as atualizações em dia. Depois, verifique no canto inferior direito, perto do relógio do computador ou notebook (ou na barra de notificações do seu dispositivo móvel), pelo ícone abaixo:

windows-10-upgrade-symbol

Este é o ícone do aplicativo "Obter o Windows 10". Caso ele não apareça, clique aqui para tentar solucionar o problema.

Ao abrir o aplicativo, você verá um botão chamado "Reserve sua atualização gratuita". Clique neste botão para fazer a reserva. Você será direcionado a uma outra janela onde poderá inserir seu e-mail para ser avisado quando a atualização estiver disponível para o seu dispositivo.

reserve-windows-10

Pronto! Agora é só esperar a atualização. O processo será feito praticamente sozinho. A única coisa que você precisará fazer é confirmar a instalação assim que ela for baixada. Geralmente a atualização é bem rápida. Porém, em alguns computadores isto pode levar um bom tempo. Portanto, seja paciente.

Recursos do Windows 10

windows-10-logo1

Desde o Windows 8, a Microsoft vem quase que "obrigando" o usuário a se conectar com um conta da empresa (Outlook, Hotmail) para utilizar o sistema e alguns de seus recursos. É basicamente o que o Google faz no caso de quem possui um smartphone com Android. Contudo, não é obrigatório se conectar com contas da Microsoft para utilizar o Windows 10. É possível criar uma conta local (no próprio computador) assim como era no Windows 7. Fazendo isso, alguns recursos não poderão ser acessados, como a loja da Microsoft ou a Live (do Xbox).

Falando em Windows 7, como citamos lá no início, o menu iniciar também está presente no novo SO. Ele está mais bonito e traz informações sobre o clima, notícias do portal MSN e várias outras coisas.

As pesquisas feitas na barra de pesquisas agora não só procuram programas e arquivos no computador. Ao digitar um termo de pesquisa, é possível acessar o navegador de internet para buscar o item digitado na web.

E já que entramos no assunto navegador, a Microsoft também trouxe um novo navegador de internet: o Microsoft Edge. Muitos dizem por aí que o Edge é o Internet Explorer disfarçado. Nós não achamos isso. O Edge é muito mais limpo que o IE e infinitamente mais rápido. Sem falar que o Internet Explorer também está presente no Windows 10. Sendo assim, o Edge é um novo navegador sim senhores(as)!

Para quem usava o Chrome como alternativa ao IE, agora podem usar o Edge como alternativa ao Chrome. Digo isto porque aparentemente o Chrome é executado com alguns problemas no Windows 10. É um pouco lento para abrir se comparado ao Edge (que abre quase que instantaneamente) e tem alguns outros pequenos travamentos e delays quando abrimos novas guias, navegamos entre elas, entre outras coisa. Pode ser um problema de compatibilidade com programas de terceiros que o novo sistema possui, tendo em vista que alguns outros programas também tem suas funcionalidades prejudicadas nele. Um bom exemplo é o touchpad dos notebooks. Se você já instalou o Windows 10 no seu note provavelmente teve problemas com o touchpad, certo?

Há um recurso bem interessante também chamado Cortana. A Cortana é uma assistente muito parecida com o Google Now no Android. Mas infelizmente não é liberada para todos os dispositivos com o novo SO.

Concluindo

Podemos perceber que a Microsoft utilizou em seu sistema algo muito parece com um conceito que hoje é muito utilizado para o desenvolvimento de sites, que chamamos de "mobile first" (ou móvel primeiro, em português), prezando pela clareza, facilidade de acesso e disponibilidade de recursos variados. No geral o novo sistema operacional é muito bom. Certamente que atualizações e novos recursos serão lançados e boa parte dos problemas que se encontram hoje serão solucionados. Por isso vale a penas atualizar 😉

Compartilhe:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta