Como instalar o Code::Blocks

Bom pessoal, para começar as nossas novas aulas de programação, temos que instalar nossa interface de desenvolvimento. Nós aqui sempre utilizamos o Dev C++ nas nossas aulas por acreditarmos que era mais fácil de lidar para quem está começando na área de programação. Porém, alguns de vocês insistiam muito para que utilizássemos o Code::Blocks. Para agradar a gregos e troianos, vamos mostrar como instalar o Code::Blocks neste tutorial e também como instalar o Dev C++ em outro tutorial. Deste modo mostraremos que cada um de vocês pode utilizar a IDE que mais gostar sem prejuízo algum para o seu aprendizado.

Baixando e instalando o Code::Blocks

Acesse o site do Code::Blocks neste link. Você verá que a página inicial do site é muito simples. Clique na opção Downloads do menu.

site-code-blocks

Em seguida, na página que se abrir, clique em Download the binary release.

download-code-blocks_1

Agora você está na página de seleção da plataforma onde o programa será instalado (Windows, Linux, Mac). Basta clicar em um dos links para download na seção do seu sistema operacional e aguardar que o programa seja baixado.

download-code-blocks_2

A instalação é muito simples, nem precisaremos ilustrar com imagens, pois tudo será instalado como padrão. Portanto, assim que você executar o programa e o assistente de instalação for iniciado, clique em Next >> I Agree >> Next >> Install >> Next >> Finish. O Code::Blocks será instalado. Você será perguntado se deseja executar o programa. Se quiser, pode clicar em Sim.

Da primeira vez que iniciar, o Code::Blocks vai exibir uma tela de detecção de compiladores. O padrão é o GNU GCC Compiler (no nosso caso). Deixe assim e clique em OK. Você também poderá associar todos os arquivos nos formatos das linguagens C e C++ a ele, fazendo com que se torne o programa padrão para abrir este tipo de arquivo. A opção padrão é definida para fazer isso. Se não quiser, é só selecionar a primeira opção (No, leave everything as it is).

CB-tela

Prontinho! Seu Code::Blocks está no jeito para podermos começar a programar.

Compartilhe:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta