Como ver as configurações do computador?

Muitas vezes é necessário saber quais são as configurações do nosso computador, seja para ter certeza de que determinado programa pode ser executado sem problemas ou para passar essas informações para um técnico ou alguma outra pessoa. É comum que para isso nos seja indicado algum programa capaz de verificar tudo que está instalado no computador (seja hardware ou software). Mas nem todos os usuários são experientes o bastante para escolher um programa, realizar o download, a instalação e executar o tal programa, sem mencionar que em certos casos não há como fazer isso.

Então, nós do Portal Capacitar vamos dar duas dicas simples que vão fazer toda a diferença com relação ao tópico em questão. Lembrando que as dicas se destinam aos usuários do Windows, ok?

Vendo as informações básicas do sistema

Informações como sistema operacional, arquitetura (32 ou 64 bits), quantidade de memória e processador estão disponíveis através da opção "Sistema" no Painel de Controle do Windows. Podemos acessar esta opção facilmente pressionando simultaneamente as teclas windows+pausebreak (Windows + Pause Break) do teclado do seu computador ou notebook. Na tela que se abre é possível ver as informações que mencionamos.

info-computador

A tela acima mostra as informações do sistema no Windows 10. No Windows 7 e no Windows 8 você verá basicamente a mesma coisa. Se estiver usando XP (troque logo!) verá algo um pouco diferente, mas as mesmas informações.

Gerenciador de Dispositivos

Veja que através desta mesma tela já podemos abrir o Gerenciador de Dispositivos (canto esquerdo da tela), que mostra todos os componentes de hardware instalados no computador. Para acessa-lo no Windows XP (ainda não trocou?!), vá até a guia Hardware e depois clique em Gerenciador de Dispositivos.

gerenciador-de-dispositivos

Ao abrir o gerenciador, vemos que o hardware do computador é separado em categorias. Podemos ver os dispositivos de rede, som, placas de vídeo, HD, drive ótico e vários outros. Ao expandir a categoria clicando na seta, vemos os detalhes dos dispositivos instalados. Abaixo, ao expandir a categoria Adaptadores de vídeo, vamos ver os detalhes da placa de vídeo instalada no computador:

gerenciador-de-dispositivos-detalhe

É possível até resolver algumas problemas do computador com esta ferramenta como conflitos com USB e atualização de drivers. Só que este é um assunto que abordaremos em outra postagem.

Esperamos que estas dicas lhe ajudem de algum modo. Se o que você viu aqui não lhe ajudou a encontrar todas as informações que precisava sobre seu computador, será necessário baixar um programa específico. De qualquer forma, deixe sua opinião e compartilhe nas redes sociais.

Compartilhe:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta