Conheça Marcus Lemonis, o Sócio

Certamente você conhece muitos nomes de empresários famosos e de muito sucesso, seja aqui do Brasil ou de outros países. Alguns nomes que podemos citar são: Silvio Santos, João Doria Junior, Roberto Justus, Mark Zuckerberg, Bill Gates, entre dezenas de outros. Todos estes possuem diversas coisas em comum (além da fortuna, é claro). Por exemplo, a maioria é filantropo. Para quem não sabe, filantropo é uma pessoa generosa, que faz questão de ajudar seus semelhantes. É alguém altruísta, isto é, que se importa com as pessoas.

Pois bem, dentre todos esses astros (e estrelas também, pois há muitas mulheres empresárias e de tanto sucesso quanto os homens) um será o nosso destaque aqui: Marcus Lemonis. Não conhece? Não se preocupe, vai conhecer agora.

Quem é Marcus Lemonis?

marcus-lemonis

Marcus Anthony Lemonis nasceu em 16 de Novembro de 1973 em Beirute, no Líbano, durante a Guerra Civil e invasões estrangeiras. Ele foi adotado ainda muito pequeno por Leo e Sophia Lemonis, um casal grego radicado em Miami.

Durante toda sua vida, Marcus viveu em meio a indústria automotiva. Seu avô possuía duas das maiores concessionárias da Chevrolet nos Estados Unidos e Lee Iacocca (o cara responsável por reerguer a Chrysler) era um amigo da família, que mais tarde tornou-se um mentor para Lemonis.

Marcus é bacharel em ciência política pela Universidade Marquette, tendo recebido seu diploma em 1995. Ele chegou a concorrer pelo partido democrata a um assento na Câmara dos Deputados da Flórida logo após sua formatura. Não sendo eleito, voltou-se para a indústria automotiva e seguiu carreira nesta área.

Tendo tido diversas experiências profissionais, hoje Marcus é CEO (Chief Executive Officer - Diretor Executivo, em português) da Camping World, que é uma empresa americana especializada na venda de peças e serviços para veículos de passeio (trailers) e acessórios para camping, além de ser uma das patrocinadoras oficiais da NASCAR. Ele também é CEO da Good Sam Enterprises, que é uma rede de filiados que é direcionada para veículos de passeio e pessoas que gostam de ar livre nos Estados Unidos. A Good Sam e a Camping World se fundiram em 2006.

Programa de TV "O Sócio" (The Profit)

the-profit-o-socio

Se você possui TV a cabo ou conhece alguém que tem, é provável que já tenha ouvido falar no programa "O Sócio". Este programa é um reality show produzido pela rede de televisão americana CNBC e exibido no History Channel (no Brasil) que mostra Marcus Lemonis ajudando diversas empresas, dos mais variados seguimentos, que estão com dificuldades financeiras ou estruturais a se reerguer e "ganhar muito dinheiro", como ele mesmo diz.

Lemonis sempre cita os 3 P's (lê-se, três pês), que são referências as palavras Pessoas, Processo e Produto:

  • Pessoas: você precisa ter pessoas, interessadas, motivadas e capacitadas trabalhando para você. As pessoas precisam estar envolvidas com o que fazem, gostar disso e estarem sempre dispostas a arregaçar as mangas;
  • Processo: é necessário se certificar de que todos os setores da sua empresa estão desempenhando suas funções de maneira correta, garantindo assim o resultado de forma eficiente e conforme o esperado. Fazer com que todos compreendam a dinâmica do processo de produção é essencial para ter um negócio de sucesso;
  • Produto: finalmente, sem um bom produto, sua empresa não atinge os resultados esperados. Deste modo, ter boas pessoas e um bom processo não salvará sua empresa.

O dinheiro que Marcus usa para ajudar essas empresas sai do seu próprio bolso. Mas isso não é nada para quem tem um fortuna estima de 2 bilhões de dólares, não é mesmo?! Naturalmente, nada é de graça. E pela ajuda que dá, sempre pede uma parte da empresa como garantia de seu investimento, tornando-se "Sócio" desta. Vale lembrar que Marcus já realizava este tipo de investimento antes do programa.

"O Sócio" já salvou dezenas de empresas da falência. O programa é uma aula para quem está pensando em abrir ou já possui um negócio. Vale assistir.

Se você já conhecia, comente o que acha. E se ainda não conhecia, esperamos que a história de Marcus Lemonis possa ter lhe inspirado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta